HomeProjectosVIANAVOCALE - Coro AMVC

Coro da Academia de Música de Viana do Castelo

/imgs/Coro AMVC/logotipo Viana Vocale.jpg 
Vitor Lima, Maestro 

 

Com uma atividade regular desde 1997, o Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo conta presentemente com cerca de 80 cantores, atuando em formação sinfónica ou como grupo a cappella e interpretando, essencialmente, obras do reportório clássico e romântico, com destaque para a música sacra. Participou em projetos nacionais e internacionais de reconhecido interesse, não só em Portugal, como em Espanha e Itália. Destacam-se  os concertos no XI Ciclo Ibérico de Música Sacra 2003, em Tui, no Ciclo de Música Sacra Viana 2004, em Viana do Castelo, no Festival Giovanile di Musica Sacra Note di Spiritualità, em 2006 e 2008, em Verona e no Festival Musical Juvenil, Itinerante e Intercultural “La via Dei Concerti”, em julho de 2015, em Berceto,  Cremona, Piacenza,Tione,Trento, Verona e na Expo Milão 2015.

Em junho de 2009, apresentou, em primeira audição mundial, Músicas de Villaiana - Coros Oceânicos, do compositor Cândido Lima, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O Coro VianaVocale apresentou-se com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, Orquestra de Música Antiga da ESMAE, Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra do Algarve, Orquestra ARTAVE e Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Colaborou em 2013 com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob direção do maestro Paul McCreesh, apresentando-se na Basílica de Mafra, e em novembro de 2015 foi convidado a participar no 50 º aniversário dessa Fundação, em Lisboa. Desde outubro de 2010 tem vindo a colaborar no Festival de Outono, organizado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho. Em 2013 registou em edição discográfica Fernando Lopes-Graça e os seus cantos tradicionais portugueses da Natividade, prestando, assim, a sua homenagem à liberdade e à cultura popular.
Desde 2001, Vítor Lima é maestro titular do Coro.

 

Vitor Lima,  contratenor e direcção coral           

Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Completou o Curso de Canto em 1991. É mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento em canto com José Oliveira Lopes, Matthias Gerchen, Max van Egmond, Lorraine Nubar, Jill Feeldman e ainda Lute Songs, com Jakob Lindberg. Colaborou como solista com a Orquestra de Câmara da Universidade de Vigo, Orquestra Sine Nomine, Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra Sinfónica Norte Cultural, Orquestra Artave e Orquestra Sinfonieta (ESMAE). Gravou para o programa "Sons da História" e para a etiqueta Musicália, o Cancioneiro de Elvas, com o qual obteve uma excelente crítica da revista Goldberg.

Paralelamente ao canto, tem desenvolvido  uma intensa actividade de direcção coral. É desde 2001 maestro titular do Coro  da Academia de Música de Viana do Castelo e estudou direcção coral, na Association  British Choral Conducting (UK), com Peter Broadbent, Theeres Hibbard e Jo McNally.

Actualmente exerce funções docentes na Universidade do Minho, na Academia de Música e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.